Preparando o Caminho: APAE de Taquaritinga oferece dicas para volta às aulas de crianças com TEA

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Associação compartilha estratégias para tornar o retorno escolar mais suave e inclusivo.

Nesta semana, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Taquaritinga tomou a iniciativa de compartilhar valiosas dicas nas redes sociais, visando facilitar a reintegração de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ao ambiente escolar.

  1. Introdução Gradual do Tema: Antes do retorno às aulas, é sugerido iniciar o diálogo sobre o assunto com a criança, preparando-a para a transição e fornecendo previsibilidade.
  2. Rota Visual para a Nova Rotina: A apresentação visual da nova rotina é destacada como uma ferramenta eficaz para garantir compreensão e conforto, permitindo que a criança se acostume gradualmente com as mudanças.
  3. Ajuste Gradual dos Horários: Aconselha-se a adaptação gradual dos horários da criança, alinhando-os com a rotina escolar, a fim de manter a regularidade e garantir a qualidade do sono.
  4. Exploração de Interesses Específicos: Reconhecendo os interesses específicos e hiperfoco da criança, a APAE incentiva a utilização desses elementos como reforço positivo nas atividades pedagógicas.
  5. Participação na Organização: Promover a autonomia é essencial; permitir que a criança participe da organização do material escolar é uma maneira de fortalecer sua independência.

Essas estratégias não apenas visam tornar o processo de volta às aulas mais suave para as crianças com TEA, mas também promovem um ambiente inclusivo, proporcionando benefícios significativos para alunos, famílias e educadores. A APAE de Taquaritinga reforça seu compromisso com a promoção de uma educação acessível e acolhedora para todos.

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